O programa visa ampliar as conquistas no campo da educação esportiva através da formação de jovens líderes que terão como objetivo impulsionar um estilo de vida mais ativo e saudável e a prática de esportes na escola
Publicado em: 17/05/2018 ás 07:10:00 Autor: Eliel Kuss Fonte: Secretaria de Educação

A Secretaria Municipal de Educação de Novo Mundo aderiu, nesse ano de 2018, ao “Programa Impulsiona”, desenvolvido e apresentado pelo Instituto Península através de sua plataforma. No município, o programa visa ampliar as conquistas no campo da educação esportiva através da formação de jovens líderes que terão como objetivo impulsionar um estilo de vida mais ativo e saudável e a prática de esportes na escola.

A formação de jovens líderes possui quatro objetivos principais. O primeiro consiste em despertar nos jovens o tema da prática de esportes e vida ativa e saudável. O segundo objetivo buscar sensibilizar os jovens para que busquem e pratiquem ações que promovam uma vida ativa e saudável. Outro objetivo é promover a integração, a troca de experiências e conhecimentos entre os jovens e, por último, instrumentalizar os jovens com ferramentas de mobilização social para que sejam formadores de opiniões e capazes de repassar para outros jovens e a sociedade, conhecimentos e modelo de vida que tragam benefícios a saúde e bem estar.

Para participar da formação dos alunos líderes há um perfil que programa exige, o educando deve ter estar cursando entre o 4ª e 9 º ano do Ensino Fundamental; deve apresentar perfil de liderança em sua turma; deve possuir espirito de equipe e ter um bom relacionamento com os outros alunos e professores; deve saber ouvir a opinião dos outros e ter facilidade de comunicação; devem ser participativos, dinâmicos e proativos e, sobretudo, serem comprometidos e responsáveis, envolvendo-se com o Programa sem prejudicar o seu desempenho escolar.

Segundo o Secretário de Educação, Clodoaldo Daufenbach, “o Programa possui uma estrutura de formação que será apresentado e desenvolvido em todas as escolas do município e será coordenado pelo Professor de Educação Física, Leandro Gomes e também, pela nutricionista da Secretaria, Gabriela Conche Ferreira”.

Ainda, segundo o Secretário, “o desenvolvimento do Programa está alinhado a uma série de ações que buscam dar sustentabilidade pedagógica e condições para que as escolas possam trabalhar a prática esportiva como conteúdo em sala de aula”. Afirmou que no ano de 2017 “a coordenação pedagógica da Secretaria reestruturou toda a matriz curricular da disciplina educação física, desde a educação Infantil, creche e pré-escola, até o 9º ano do ensino fundamental, aumentou a carga horária da disciplina no ano de 2018 e que, ainda em 2017, iniciou o formação continuada para os professores pedagogos unidocentes, para melhor trabalharem os conteúdos em sala de aula.

O Programa, em fase inicial, “proporcionará aos alunos líderes serem agentes do próprio processo educativo e aliados da escola no processo de desenvolvimento do conhecimento e interação com a Comunidade Escolar”, afirmou o gestor da Secretaria de Educação.

Notícias relacionadas

16/05/2018

Reunião entre Gestores Escolares e Secretario Municipal de Educação defi...

Visualizar Notícia

16/05/2018

Secretaria de Educação realiza Formação continuada para merendeiras e e...

Visualizar Notícia

08/05/2018

Profissionais em saúde participam do 2º modulo de capacitação

Visualizar Notícia

22/03/2018

Secretaria Municipal de Educação realizou Reunião de Planejamento com Eq...

Visualizar Notícia