16 19:58:25 de Dezembro de 2022

Foi um dia de muito conhecimento diversão e cidadania, sem esquecer é claro das guloseimas e sorveteria.

A Escola Municipal de Educação Básica “Nhandú” está localizada no Módulo III, Comunidade São Pedro. Atendendo alunos das comunidades campesinas que estão ao seu entorno até 50 km de distância.

Para encerrar o ano letivo foi programado um passeio em Novo Mundo com o objetivo de conhecer os órgãos públicos, educação, executivo e legislativo passando pelo lago municipal, pesque e pague do seu Toninho e sorveteria.

Fomos recepcionados na SME pelo Coordenador de Cultura, Francisco, que apresentou a biblioteca Municipal Castro Alves e contou a História do Mágico de Oz. As crianças ficaram atentes, pois o Francisco é um exímio contador de história, contando e interpretando os personagens construía o enredo que deixava os estudantes apreensivos e curiosos.

Na sequência a Secretaria Municipal Srta. Priscila recebeu os alunos e foi apresentando as repartições e funcionários que trabalham na Secretaria e suas funções e a importância de cada um para tudo funcionar perfeito na Educação Municipal.

O Coordenador Francisco e a Secretaria Priscila nos encaminharam até a Prefeitura Municipal onde fomos recebidos pelo Prefeito Municipal Ilmo. Sr. Antônio Mafini que deu as boas-vindas a todos e convidou-nos a entrar no gabinete do Executivo. Foi um momento marcante para cada estudante que pela primeira vez tiveram esse contato direto com o prefeito em seu gabinete, um aprendizado único. O prefeito com muita atenção e carinho proferiu palavras de conselho sobre a família e a importância de estarem ali, que era uma honra tantos estudantes em um final de ano letivo procurarem conhecer os órgãos públicos municipais. Os estudantes tiveram oportunidades de fazerem reinvindicações, dentre elas a reforma da escola e laboratório de informática. O prefeito pediu para a secretaria dar prioridade as reinvindicações dos estudantes e falou também dos ônibus novos que foram adquiridos e que podem acreditar em Novo Mundo, um município promissor para todos que querem trabalhar.

A Secretária Priscila se incumbiu de apresentar as repartições da prefeitura com seus funcionários e funções de cada um.

Descemos no lago municipal onde foi uma alegria e entusiasmo com os arranjos natalinos e o show à parte dos peixes no lago que faziam malabarismos com saltos e cambalhotas para abocanhar a ração arrancando gritos dos estudantes.

Chegando a hora do lanche fomos até o Pesque e pague do seu Toninho onde os peixes de várias espécies se exibiam enchendo os olhos de alegria das crianças. Ali servimos bolo, torta, pão com presunto acompanhado por refrigerante e sorvete.

Na Câmara de vereadores, Poder Legislativo, fomos recepcionados pelo Coordenador Legislativo, Eliel, muito atencioso nos direcionou para o Plenário da Câmara onde falou do trabalho desenvolvido e qual a função do vereador, uma aula de cidadania. Os estudantes ocuparam as cadeiras dos vereadores se sentindo vereador por um instante. Apresentou também as repartições e funcionários cada um com seus cargos e funções ali exercidos. No gabinete do presidente ficamos sabendo que o próximo biênio de 2023 e 2024 terá como presidente da Câmara o vereador Edemar Squena. Os estudantes degustaram um bombom delicioso oferecido pelos vereadores.

Última parada foi na sorveteria Sol e Verão onde encerramos nosso passeio em Novo Mundo agraciados por sorvete oferecido pelo prefeito Antônio Mafini. Foi um momento de descontração, alegria e muito aprendizado. Com certeza serão lembranças que ficarão para sempre em nossos estudantes.

Aqui vamos agradecer o Coordenador Francisco que nos acompanhou durante todo o passeio, diretora Chaiane ao nos proporcionar essa oportunidade e organizar nosso transporte, Secretária Priscila nos recepcionando apresentando as repartições da Secretaria de Educação e da Prefeitura Municipal. Ao prefeito Antônio Mafini e todos da prefeitura que tiveram todo carinho com nossos estudantes. Ao seu Toninho e professora Edir do Pesque e pague. Ao motorista Claudio que foi profissional em seu trabalho e nos deu toda a segurança. Agradecer a fotógrafa Andréia que registrou todo nosso percurso. Obrigado aos pais que nos confiaram seus filhos e funcionários da Escola Nhandú e a todos que contribuíram direta ou indiretamente para esse passeio se realizar.

Texto: Valdemir Baranoski

Foto Andreia Alves de Lima