Curso capacitou 15 mulheres
Publicado em: 27/04/2010 ás 18:19:17 Autor: ASCOM Fonte: ASCOM

A Secretaria de Assistência Social de Novo Mundo encerrou o curso de Produção de Conservas Vegetais, Compotas, Frutas Cristalizadas e Licores. 15 mulheres participaram efetivamente de 40 horas de aulas praticas e teóricas que foram ministradas pela instrutora Maria Célia Resende.

O objetivo é aproveitar melhor as frutas, verduras, legumes e hortaliças produzidos no município, onde até mesmo as cascas, sementes e as folhas são utilizadas na produção de geléias, caldas, doces em massa e pasta, frutas cristalizadas, sucos e licores. No caso de hortaliças foram preparados pelas cursistas, picles, molhos, massas e pastas de tempero, cheiro verde desidratado, entre outras iguarias.

A coordenadora de cursos de capacitação profissional, Joice Mafini, destacou que a Prefeitura Municipal proporcionou todo apoio logístico para que o curso fosse desenvolvido com absoluto sucesso. “Abrimos as inscrições, disponibilizamos a estrutura física e o material para o período de aprendizado. Essa parceria com o SENAR vem se fortalecendo cada vez mais, e contatamos como as pessoas têm aproveitado a qualificação para melhorar a renda da família”, disse a Joice Mafini.

A 1ª Dama, Valéria Brito, aproveitou a oportunidade para solicitar das participantes do curso que se engajem no sentido de formar uma associação ou cooperativa, que por sua vez contará com o apoio da administração municipal para se legalizar e para comercializar a toda produção.

“A meta do prefeito Brito é fortalecer todos os projetos que venham representar geração de emprego e renda. Os produtos podem ser inseridos no comércio regional, mas também podem enriquecer a merenda escolar. Basta que haja força de vontade e união dos que hoje foram capacitados”, destacou Valéria Brito.