Publicado em: 14/10/2019 ás 12:57:00 Autor: Eliel Kuss

O Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou no Pavilhão da Igreja Católica Nossa Senhora das Dores entre os dias 30 e 31 de maio de 2019 a V Conferência Municipal de Saúde de Novo Mundo, cujo tema foi “DEMOCRACIA E SAÚDE”.

As Conferências Municipais de Saúde são de extrema importância para o bom funcionamento da gestão municipal, por meio dela é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação da política de saúde. A conferência deve acontecer a cada quatro anos e contar com a representação dos vários segmentos sociais, seu produto expressará as necessidades de saúde da população e servirá de base para a construção do Plano Municipal de Saúde, para os  planos e metas estaduais, que por sua vez serão base para o plano e metas nacionais.

Palestras e temas:

- Democracia e Saúde - Palestrante Maria Sirleide de Alta Floresta

- Saúde como Direito e Consolidação -  Palestrante Maria Sirleide de Alta Floresta

- Financiamento do SUS  o Luciane de Almeida Donato Marques Secretária de Saúde municipal.

A secretária de Saúde do município, Luciane, destacou que o evento foi um belo espaço democrático, com uma bela participação e representação dos usuários do SUS. "Foi um evento com todos os resultados positivos com propostas de melhorias para o sistema de saúde municipal, estadual e federal. Saíram propostas para os três níveis de saúde e a avaliação é de excelente resultado", enfatizou a secretária.

Após as palestras, com a formação de quatro grupo por eixo Tematico,  elaborado propostas para melhoria, de acordo com a necessidade que a população apresentou, que por votação foram escolhidas. Teve seus delegados aprovados que irão representar o município na Conferência Estadual.

A gestão municipal enaltece a participação todos os seguimentos e representações de nossa cidade, foram mais de 200 inscritos e isso mostra o comprometimento da população, afinal gestão com eficiência se faz com a participação de todos.