Publicado em: 14/10/2019 ás 09:42:00 Autor: Luciane de Almeida Donato Marques

A secretaria de saúde de Novo Mundo conta com profissionais capacitados para realizarem os diagnósticos de hanseníase. Somente este ano vários casos foram diagnosticados em nossa cidade, número de pessoas em tratamento subiu 30,2% em relação ao ano de 2018 e tende a aumentar ainda mais devido às ações para localizar possíveis portadores da doença.

De acordo com a médica Nayara Neves, “a hanseníase tem se proliferado por conta da falha em não examinar os contatos que, com o passar do tempo, se tornam novos doentes e começam a transmitir a hanseníase em uma cadeia que nunca termina. A hanseníase tem 100% de chances de cura, só que, quando o diagnóstico é tardio, mesmo que a pessoa seja curada os danos causados nos nervos serão irreversíveis”.

A secretária de saúde Luciane explicou sobre hanseníase:

O que é Hanseníase?

Doença infectocontagiosa causada por uma bactéria (bacilo de Hansen) que compromete principalmente a pele e os nervos, deixando sequelas se não for tratada precocemente.


As manifestações da doença geralmente são:  

  • Manchas na pele esbranquiçadas ou avermelhadas com diminuição da sensibilidade – manchas dormentes, que não doem, não coçam e não incomodam e por isso muitas vezes passam desapercebidas, principalmente se localizadas nas costas e nádegas.
  • Diminuição da sensibilidade ou formigamento de extremidades de mãos, pés ou olhos. Por não sentir dor, o paciente pode se ferir ou se queimar, e desenvolver complicações como úlceras e infecções locais.
  • Diminuição ou perda de força muscular em mãos pés e pálpebras, levando a queda de objetos das mãos, andar arrastado, dificuldade em fechar as pálpebras que leva ao ressecamento dos olhos.

A Secretaria da Saúde do Município de Novo Mundo faz um alerta à população:

  • Diante de um sinal ou sintoma suspeito da Hanseníase, procure um posto de saúde.
  • Os serviços de saúde devem confirmar o diagnóstico e propiciar o tratamento gratuito dos doentes.
  • A Hanseníase tem cura e os indivíduos acometidos têm direito ao acompanhamento integral dos serviços de saúde

 

Os pacientes que estiverem alguma dúvida deverão procurar sua unidade de saúde e agendar o atendimento de hanseníase, serão encaminhados para realizar a avalição e diagnóstico. Caso confirme a doença o mesmo iniciará imediatamente o tratamento com 100% de chance de cura