25 16:34:04 de Novembro de 2022

 

4° Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Novo Mundo-MT.

 

Com o tema, situação dos direitos da criança e do Adolescente em tempos de pandemia da COVID 19: violações e vulnerabilidade, ações necessárias para reparação de garantia de políticas de proteção integral com respeito a adversidade. Aconteceu nesta sexta feira 25 de novembro de 2022 em Novo Mundo -MT a 4° Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente aconteceu na sexta-feira 25 de novembro de 2022.

A mesa foi composta pelo Representante do Prefeito Municipal Dr Brayan, representante da Secretaria Municipal de Assistência Social Sra. Tainara e a presidente do CMDCA Elena Guimarães.

Participaram desta conferência representantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), composto por conselheiros dos direitos da criança e do adolescente, conselheiros tutelares, representantes do sistema de justiça, fóruns e redes de promoção, proteção, defesa e controle social de direitos dessa população, rede de atendimento e sobretudo crianças e adolescentes.

Na oportunidade a presidente do CMDCA, Sra. Elena apresentou o regimento para a 4 conferência para votação.

Após aprovação por unanimidade a palavra foi dada ao palestrante Dr Brayan que falou sobre o eixo 1 e 2.

Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós pandemia;

Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19;

 

Em seguida o palestrante foi o psicólogo Francisco Vieira do eixo 3, com o tema: Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia.

Trouxe uma reflexão sobre as políticas públicas adotadas durante a pandemia para proteção da criança e do Adolescente. E também o contexto sobre políticas públicas, e o direito e deveres de cada cidadão frente as políticas.

Deixando para reflexão: O que é proteção e prevenção.

No EIXO 4, a palestrante Jéssica, enfermeira hospitalar em Matupá, trouxe o tema participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de criança e adolescentes considerando o cenário pandêmico;

O palestrante do EIXO 5, Dr João Afonso, com o tema Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19, abordou o documento do Conanda.

Expôs que número de criança e adolescentes que precisam de acompanhante psicólogo e até mesmo psiquiátrico e intervenção medicamentosa para tratar sintomas de ansiedade pós pandemia cresceu consideravelmente.

Os participantes foram divididos em cinco grupos e no período da tarde, cada grupo elaborou propostas de trabalho para o próximo ano, a nível municipal e estadual, tendo como base os 5 eixos tratados nesta conferência.

Texto Andreia Alves de Lima