16 13:49:55 de Setembro de 2022

Neste dia 10 de setembro de 2022, aconteceu, nas dependências do estádio ‘Arena Pantanal’, o I Fórum da Federação Mato-grossense de Xadrez. O evento reuniu mais de 30 municípios do Estado para compartilharem suas experiências no desenvolvimento de projetos com o jogo de xadrez que vem sendo realizados por seus representantes.

Um dos destaques foi a apresentação do projeto “Pequenos Estrategistas” desenvolvido pela equipe pedagógica da Escola Municipal de Educação Básica Alcides F. Primo, no município de Novo Mundo, localizado a 800 km da capital. Este projeto teve como objetivo integrar o jogo de xadrez na proposta política da escola, de modo a atender os 310 alunos de turmas desde a pré-escola ao 3º ano do ensino fundamental. É importante mencionar que o projeto foi desenvolvido durante o horário de aula, uma vez que a maioria dos alunos da cidade reside no interior, impossibilitando o desenvolvimento de projetos no contra turno.

Outra característica marcante do projeto apresentado foi o alinhamento da matriz curricular da escola com o tema xadrez, de modo que todos os professores puderam participar do projeto sem fugir do conteúdo programático previsto e mesmo sem saberem jogar xadrez.

Segundo o professor Helter Alexandre, responsável pelo projeto aplicado no ano de 2019, o projeto visa criar um estímulo emocional da criança com o jogo de xadrez, desenvolvendo todas as habilidades da grade curricular, de modo que, quando for se realizar um trabalho voltado a preparação de atletas, estes alunos já possuam um vínculo afetivo com a modalidade, facilitando um avanço técnico quantitativo e qualitativo do praticante e sua ascensão na modalidade.

Texto: Federação Matogrossente de xadrez - FMTX

Fotografia: Helter Alexandre