Publicado em: 06/12/2010 ás 10:01:55
A beleza é valorizada no mercado de trabalho brasileiro, chegando a influenciar na percepção de competência profissional. Além disso, existe o estereótipo da executiva bem-sucedida no país, que contempla características tanto físicas quanto comportamentais. Essas são algumas das conclusões do estudo "Beleza e carreira no Brasil O significado da beleza para as jovens executivas e seu papel no mercado de trabalho", elaborado pela executiva de marketing Juliana Penha Gomes, aluna de Mestrado da Fundação Getúlio Vargas, com orientação do professor Marcos Cobra.

Para a realização do trabalho, a autora entrevistou mulheres de 32 a 37 anos, recrutadores e estudou a literatura sobre identidade feminina e comportamento de consumo. Após isso, constatou que existem outras características, que não aparecem nos anúncios de emprego ou nas revistas de negócio, que influenciam a escolha do profissional, relacionadas à sua imagem.

Estudos analisados por Juliana Gomes sugerem que o crescimento salarial, derivado de promoções e aumentos, é mais rápido entre os mais bonitos ao longo do tempo, e que os feios recebem salários menores que a média, enquanto as pessoas classificados como bonitos ganham mais.
Notícias relacionadas

02/12/2025

A Prefeitura Municipal de Novo Mundo, por meio da Secretaria de Assistênci...

Visualizar Notícia

01/12/2025

1º Seminário de Educação do Campo da Escola Nhandu

Visualizar Notícia

01/12/2025

E pra finalização o ultimo dia com pedaladas, torneio de truco, torneio d...

Visualizar Notícia

01/12/2025

Almoço totalmente gratuito com músicas ao vivo com as duplas Ricco e Léo...

Visualizar Notícia