Publicado em: 30/11/2010 ás 09:02:09
Na luta pela sobrevivência, produtores rurais buscam novas formas de garantir o sustento. Com o treinamento é possível aumentar a qualidade genética do rebanho e da produção de leite. É a -196º que o sêmen de animais selecionados é armazenado. O material é aplicado dentro do útero da vaca. É uma forma eficiente e mais barata do que manter um touro na propriedade.
Há dois anos o produtor rural Luis Renato Dinis já realiza a inseminação na propriedade. Ele tem 40 cabeças de gado e produz cerca de 110 litros de leite por dia. Agora o produtor já começou a colher os benefícios do investimento.
A capacitação dos produtores rurais é realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em parceria com a secretaria de agricultura de Resende. O imposto cobrado do produtor rural é revertido para a realização destes cursos gratuitos. O treinamento tem duração de uma semana.
Das 45 mil cabeças de gado de Resende, cerca de dez mil estão em Visconde de Mauá. Com o treinamento, o próprio produtor rural poderá inseminar os animais. Um dos grandes benefícios do procedimento é o aumento 20% na produção de leite.
Com esse projeto, a expectativa é que a produção que hoje gira em torno de cinco litros por vaca suba para dez litros em aproximadamente quatro anos.
Com a expansão imobiliária em Visconde de Mauá, os produtores temem perder parte da terra. Por isso é fundamental o investimento em cursos de especialização e capacitação que garantam um produto de maior qualidade.
Notícias relacionadas
24/10/2025