Publicado em: 31/05/2011 ás 10:19:09 Fonte: ClicHoje
Mato Grosso continua fora das eleições por meio da identificação através de impressões digitais. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está realizando o recadastramento de eleitores para as urnas biométricas apenas nos estados de São Paulo, Sergipe, Paraná, Pernambuco, Goiás e Alagoas.

A expectativa é recadastrar cerca de 10 milhões de eleitores até abril de 2012. Em 2010, mais de 1,1 milhão de eleitores de 60 municípios brasileiros votaram em urnas eletrônicas com leitor biométrico, sistema que autoriza o voto após o reconhecimento de suas digitais previamente cadastradas.

E para esclarecer as principais dúvidas dos cidadãos quanto à nova tecnologia e o recadastramento biométrico de eleitores, o TSE agregou ao site da Urna Eletrônica todas as informações pertinentes à biometria. Basta acessar http://www.tse.jus.br/biometria.

Na página aparecem dados técnicos sobre a biometria, que começou a ser implantada nas eleições de 2008 em três municípios, com o objetivo de aliar à segurança do voto a segurança na identificação do eleitor antes da votação.

Além disso, o site explica que a votação na urna eletrônica continua sendo a mesma. A única diferença é que a liberação para votação na urna não mais é feita pelos mesários, mas sim pela leitura das impressões digitais do próprio eleitor.

Com a tecnologia, torna-se inviável a tentativa de um eleitor se passar por outro no momento da identificação, já que nenhuma pessoa tem digitais iguais às de outra.
Notícias relacionadas

31/10/2025

Compromisso com a proteção da infância e juventude!

Visualizar Notícia

31/10/2025

BIBLIOTECA MUNICIPAL INFORMA!

Visualizar Notícia

24/10/2025

O trabalho continua na MT-389!

Visualizar Notícia

24/10/2025

A Prefeitura Municipal de Novo Mundo informa que estão abertas as inscriç...

Visualizar Notícia