Publicado em: 06/04/2011 ás 10:07:07
O ditador líbio Muamar Kadhafi enviou nesta quarta-feira uma mensagem ao presidente americano Barack Obama, dois dias depois de Washington ter retirado os aviões de combate da campanha internacional na Líbia, informou a agência oficial Jana.

"O irmão líder da revolução enviou nesta quarta-feira uma mensagem ao presidente americano Barack Obama depois da retirada dos Estados Unidos da coalizão agressiva colonialista cruzada contra a Líbia", afirma uma nota da agência, que não revela detalhes sobre o conteúdo da mensagem.

O Exército americano retirou na segunda-feira os aviões de combate mobilizados na campanha internacional na Líbia. O país pretende fornecer apenas aviões de abastecimento em voo e efetuar missões de interceptação e vigilância.

Ataques da coalizão

Os ataques da coalizão internacional na Líbia destruíram um terço da força militar de Kadhafi. O exército líbio, no entanto, conseguiu o recuo dos opositores na cidade de Brega, onde os combates já duravam seis dias. Os insurgentes precisaram fugir, mesmo com o apoio da coalizão internacional.

O exército leal ao regime escapou dos bombardeios se infiltrando na cidade e usando moradores como escudos humanos. O comando da Otan afirmou que já destruiu um terço do poderio militar do ditador.

A prioridade das missões é proteger Misrata, a única cidade controlada pelos rebeldes no oeste, mas que está cercada pelas tropas de Kadhafi. O governo líbio enviou representantes para a Grécia com a proposta de fazer paz com a oposição e encontros diplomáticos também estão marcados para o Egito e o Catar.

Redatora: Bárbara Forte
Notícias relacionadas

31/10/2025

Compromisso com a proteção da infância e juventude!

Visualizar Notícia

31/10/2025

BIBLIOTECA MUNICIPAL INFORMA!

Visualizar Notícia

24/10/2025

O trabalho continua na MT-389!

Visualizar Notícia

24/10/2025

A Prefeitura Municipal de Novo Mundo informa que estão abertas as inscriç...

Visualizar Notícia