A cooperativa de pescadores terá apoio da Prefeitura
Publicado em: 04/05/2010 ás 06:40:02
Autor: ASCOM
Fonte: ASCOM
Aproveitando o potencial do município de Novo Mundo, a Prefeitura em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, proporcionou a 15 pessoas à oportunidade de se capacitarem na área de beneficiamento e conservação de pescado.
Segundo o instrutor, Alinor Caetano de Oliveira, através das espécies de peixes disponíveis nos rios da região como, Piau, Bicuda, Matrinxã, Pacu, Pintado, Piranha, dentre outros foram transformados em deliciosos produtos alimentícios ricos em nutrientes e poucas calorias.
O curso teve carga horária de 40h e ensinou os participantes a filetar, salgar, e defumar o pescado, como também a processar o pescado em lingüiça defumada, salame defumado, hambúrguer de peixe, croquete, farinha de peixe e filé defumado.
No conteúdo programático foram abordados temas como segurança e saúde no trabalho; meio ambiente; conhecimento dos tipos de pescados recomendados para a industrialização, necessidade de higienização; noções de gestão, entre outros.
A secretária de assistência social, Valéria Brito, lembrou que a administração pública municipal já está proporcionando todo apoio para formação e funcionamento da cooperativa de pescadores, e a titulo de incentivo está sendo disponibilizado o espaço físico, cursos de capacitação e assistência no processo de legalização deste segmento para que possa ter acesso às linhas de crédito disponíveis nas esferas pública e privada.
O vereador Marcos Bessa (PMDB) parabenizou os cursistas pela determinação em aprender algo que venha contribuir para com melhoria da alimentação familiar e também com o incremento do orçamento, sendo mais uma alternativa de geração de emprego e renda.
Para a coordenadora de cursos profissionalizantes de Novo Mundo, Joice Mafini, a avaliação é altamente positiva, pois os participantes estão comprometidos não apenas em aprender, mas de atuar nesta área através do cooperativismo com objetivo de colocar os produtos no mercado regional. Por se tratar de um alimento especialmente benéfico para saúde humana a aceitação é impressionante e pode representar lucro a curto e médio prazo. Ela disse que este tipo de alimento poderá muito em breve fazer parte do cardápio da merenda escolar.
Notícias relacionadas
02/12/2025
A Prefeitura Municipal de Novo Mundo, por meio da Secretaria de Assistênci...
01/12/2025
E pra finalização o ultimo dia com pedaladas, torneio de truco, torneio d...
01/12/2025